Queda se deve à redução do custo do ICMS, segundo empresários. Média consumo de carne suína por pessoa é de 12 kg ao ano.
O preço dos cortes de carne suína teve redução de 6%, segundo o a Associação de Criadores Suinos de Mato Grosso (Acrismat). Essa queda se deve ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) que também reduziu.
Mato Grosso concentra 6% da produção nacional de carnes suínas. Segundo a Acrismat, a média consumida anualmente é de 12 kg por pessoa, menos que a média naciona, que é de 15 kg. No entanto, neste final de ano a tendência é aumentar o consumo devido aos cardápios com carne suína.
De acordo com a feirante Elaine Rocha Ferreira, a queda no preço da carne suína aumenta a quantidade de consumo. Ele afirma que pretende manter o custo baixo até o final do ano. "É pouca a diferença, então pretendo manter o preço", disse.
Gerente de uma casa de carnes em Cuiabá, Carlos Alberto Viana explica que alguns cortes estão mais baratos que os de carne bovina. "Uma bisteca bovina custa quase R$ 16 e a suína, R$ 8", afirmou.