Uma combinação da circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vai forçar a concentração de umidade sobre ambos os estados, gerando nuvens carregadas, que vão provocar muita chuva nos próximos dias.
As capitais Cuiabá e Campo Grande também estão no alerta para chuva forte e volumosa.
Tempestades
Os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso já estão sob a influencia do ar quente e úmido, que ajuda a formar as nuvens de chuva com facilidade nesta época do ano. Além disso, a circulação dos ventos do sistema meteorológico chamado de Alta da Bolívia atua diretamente na Região mantendo as áreas de instabilidade.
O Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso ficam em alerta para temporais nesta quarta-feira (20), que deverão ocorrer principalmente entre à tarde a noite. Campo Grande (MS) e o centro-sul de Mato Grosso do Sul já poderão ter pancadas de chuva no período da manhã.
A sensação é de bastante abafamento por toda a Região.
Daqui até o Natal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também vão receber ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil e da Bolívia. Esse fluxo de vento contante será mais um fator determinante para formação de grandes nuvens de tempestade. O risco de temporais é elevado e a chuva pode causar problemas como alagamentos e transbordamentos.