O Verão começou com muita instabilidade no Centro-Oeste do Brasil. A atuação persistente da circulação da Alta da Bolívia (alta pressão atmosférica - circulação anti-horária - em torno de 10 mil metros de altitude) mantém a formação de grandes áreas de instabilidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira (22), permanece o alerta de temporais nos dois estados. A chuva acontece a qualquer hora do dia e será frequente.
As condições também são favoráveis as pancadas de chuva com raios em Mato Grosso, porém o sol aparece mais forte na maior parte do dia.
O tempo quente, úmido e abafado irá predominar sobre o Centro-Oeste na véspera e durante o Natal o que facilita a formação de nuvens bastante carregadas. Porém, a maior quantidade de chuva cai sobre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Entre o sábado (23) e a segunda-feira (25), um sistema de baixa pressão no Paraguai ajuda a espalhar áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul que já está com a atmosfera bastante instável. Por isso, permanece o alerta para chuva forte e bastante volumosa e risco para alagamento nos grandes centros.
Saiba como vai ficar a distribuição da chuva na Região Centro-Oeste durante os meses de verão. Acompanhe onde pode chover acima ou abaixo da normalidade com o meteorologista Alexandre Nascimento.