O prefeito de Poconé, a 104 km de Cuiabá, Atail Marques do Amaral (PR), decretou situação de emergência após tempestades destruírem pontes no município e afetarem a trafegabilidade na região. O município é localizado na região pantaneira onde predominam as planícies alagadas.
O ato foi publicado no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) disponibilizado nesta quarta-feira (27).
O ápice da tempestade aconteceu no dia 20 de dezembro, quando choveu 120 mm. A chuva fez com que o nível dos rios da região subisse, causando alagamentos. As chuvas, segundo a publicação, se intensificou nos últimos sete dias.
As águas, de acordo com a prefeitura, destruiu pontes e causaram grandes danos à infraestrutura pública e prejuízos a população, “que necessita das obras para que sejam retomadas suas atividades de subsistência”.
Com as pontes danificadas, a população da zona rural está impedida de acessar a cidade e serviços omo comércio, turismo, saúde e educação foram afetados.
Com o decreto, a prefeitura fica autorizada a contratar bens e serviços necessários nas atividades de resposta ao desastre sem a necessidade de licitação.