Pontes e Lacerda, está na rota de Marechal Cândido Rondon, destacados nesta oportunidade no antigo posto telegráfico, ou a Casa de Rondon, ou simplesmente o Museu do município.
O posto foi inaugurado no ano de 1906, pelo Marechal Cândido Rondon, e tinha por finalidade estabelecer a ligação entre vários estados do Brasil.
Existe toda uma história envolvendo o posto, inclusive com o ataque que Rondon sofreu, durante as suas viagens, desbravando o Brasil.
Mas toda essa riqueza da nossa história, está se perdendo com o completo abandono dos postos telegráficos espalhados pelo Brasil. O de Pontes e Lacerda, cerca de 430 km da capital Cuiabá, já não é motivo de orgulho, porque toda a história está se perdendo.
O jornal Centro-Oeste recebeu uma denúncia de que o Posto Telegráfico, estaria abandonado e fechado. O local fica no primeiro povoado que surgiu, Vila Guaporé. Alguns anos através o local recebeu uma reforma e foi aberto para visitação, mas hoje a história é completamente outra. Onde estão fatos da história da cidade não passa de mais um local sem investimento.
Até o fechamento desta reportagem tentamos contato com a secretaria de Cultura para falar sobre o assunto, mas ninguém atendeu o telefone.
A informações de que o Grupo de Segurança Pública Municipal – Conseg , vai pedir junto ao Ministério Público uma resposta sobre o abandono do Posto Telegrafo. Até um levantamento foi feito junto ao presidente do Conseg João Ramires, que convidou a coordenadora de Cultura Noeli para acompanhar. Várias fotos foram retiradas do local para serem fixadas ao processo.