Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Saúde alerta que imunização contra febre amarela deve ser feita apenas uma vez na vida

Publicado em: 24/01/2018
whatsapp

Diante das notícias sobre a febre amarela em todo país e a grande procura pela vacina nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em Cuiabá, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou nesta segunda-feira (22) que a imunização contra febre amarela deve ser feita apenas uma vez na vida.

 

A coordenadora de Programas Estratégicos da SMS, Lidiane Siqueira explica que não é recomendado tomar mais do que uma dose, pois pode causar reações adversas, além de não ter nenhum benefício. "A vacina é produzida com vírus da febre amarela vivo, mas atenuado. Receber mais do que uma vacina para esta doença é se expor desnecessariamente, uma vez que os efeitos colaterais dela, como dor de cabeça, febre e mal estar podem ser potencializados", comenta.
 
De acordo com a coordenadora, as equipes dos PSF têm feito um trabalho de conscientização com as pessoas que procuram as vacinas de febre amarela. "Quando chega alguém no posto, nós pedimos para olhar o cartão de vacinação. Caso conste que a pessoa já recebeu a vacina, nós explicamos que não é necessário tomar outra. Alguns, por desconhecimento, não ficam satisfeitos com este procedimento, pois acham que não queremos vaciná-los. Por isso é importante que divulguemos ao máximo esta informação".
 
Outro ponto muito importante, conforme Lidiane, é em relação a quem não deve tomar a vacina. "Devido às reações que pode causar, ainda que não seja frequente, a vacina não é indicada para pessoas acima dos 60 anos, a não ser que elas morem ou viajem para regiões com risco de infecção. Também não devem ser vacinados gestantes e bebês com menos de 9 meses, a não ser que haja um grande risco de serem infectados pela doença. "Mas é importante salientar que todos devem ser avaliados por um médico pois ele saberá decidir criteriosamente a necessidade ou não da vacinação", enfatiza.

Sobre a doença
 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração e gravidade variável, podendo ser fatal. É causada por um arbovírus transmitido por mosquitos, e tem elevado potencial de disseminação. Os sintomas mais comuns são febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, calafrios, pele e olhos amarelados. Também podem ocorrer sangramentos pelo nariz, gengiva, estômago, intestino e urina.

Fonte: Olhardireto: Fabiana Mendes

Últimas Notícias

Ver mais eventos