Monitoramento diário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aponta estado de atenção em três rios de Mato Grosso. Os alertas são para o Rio Paraguai nos municípios de Cáceres e Barra do Bugres e Cuiabá em Barão de Melgaço.
Nas três cidades a situação de atenção se repete nos últimos três dias e o alerta é para o risco de cheia com aumento do nível do rio. Em Cáceres o nível alcançou 4,65 metros, e 4,67 metros no último boletim.
Na cidade de Barra do Bugres os níveis ficaram em 4,94 metros, 5,02 metros e 4,92 metros.
A tendência é que os níveis continuem a subir, já que nos três municípios estão previstas chuvas nos próximos dias. Em Barão de Melgaço a sexta-feira e o sábado devem ser chuvosos, assim como Cáceres e Barra do Bugres.
O Instituto de Meteorologia emitiu um alerta de chuva para o nordeste de Mato Grosso. Há riscos de ventos intensos, queda de energia, queda de árvores, alagamentos e descarga elétrica.
Desde o mês passado a Defesa Civil Nacional começou a disponibilizar para Mato Grosso a possibilidade de receber no celular alertas de desastres naturais. A Defesa encaminha uma mensagem sobre o cadastro em todos os celulares ativos no Estado.
Caso haja interesse, a pessoa pode responder para 40199 com o CEP do endereço que quer receber o alerta. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. Os alertas são enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais.