O municípios de Guarantã do Norte e Comodoro, a 721 km e 677 km de Cuiabá, tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Em fevereiro, as prefeituras dos dois municípios decretaram as situações depois de ter estragos causados pelas chuvas fortes.
Segundo a administração municipal de Guarantã do Norte, o acúmulo de água dos últimos 20 dias resultou em estragos como transbodamento de um córrego e alagamentos em diversos bairros.
No município, em decorrência dos desastres, famílias tiveram as moradias inundadas e comércios localizados às margens da BR-163 também foram afetados.
Já em Comodoro, as chuvas causaram prejuízos em pontes, bueiros e vias na zona urbana e rural. Por causa dos danos, o transporte de soja, leite e produtos agrícolas foram prejudicados no município.
Um levantamento prévio feito pela Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento de Comodoro com a Defesa Civil aponta que a soma dos prejuízos pode ultrapassar R$ 1,1 milhão.
A partir de agora, os dois municípios podem acessar o apoio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal. As prefeituras devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).
Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.