As Secretarias de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e de Gestão (Seges) divulgam nesta segunda-feira (05.03), o cronograma de nomeação, posse e efetivo exercício dos aprovados no Concurso Público da Educação de Mato Grosso. As nomeações de todos candidatos aprovados serão realizadas em três datas: 26 de março; 7 de maio; e 02 de julho.
Conforme a portaria conjunta 082018 publicada pela Seduc e Seges, que dispõe sobre os procedimentos que regem e orientam a posse e efetivo exercício dos candidatos aprovados, as nomeações foram divididas em três datas em virtude da capacidade de atendimento.
É importante destacar que a portaria tem caráter informativo, uma vez que os prazos começam a valer somente após a publicação das nomeações no Diário Oficial do Estado (DOE).
O agendamento da perícia médica e posse deve ser feito pelo telefone 0800–647-3633. Os candidatos devem se atentar ao prazo de validade dos documentos e exames a serem apresentados na perícia médica e posse conforme a instrução normativa 0032018.
Datas de nomeações
No próximo dia 26 de março serão nomeados os primeiros 1,8 mil aprovados no certame. Estes candidatos terão até o dia 24 de abril para tomar posse, após a nomeação ser publicada no DOE.
Os dias 25 de abril, 05 de junho e 31 de julho foram escolhidos como datas para o efetivo exercício, conforme as nomeações no Diario Oficial para organizar a escolha das lotações de acordo com a classificação dos candidatos. O efetivo exercício será realizado pelas Assessorias Pedagógicas dos munícipios de classificação dos aprovados.
De acordo com o paragrafo 2º, do artigo 18, da Lei Complementar 04, de 15 de outubro de 1990, o servidor empossado que não entrar em efetivo exercício em até 30 dias após a posse, será exonerado do cargo público.
Inovação
O concurso da Seduc faz parte do Pró-Escolas, maior programa de ações e investimentos da história da educação de Mato Grosso para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais. O certame trouxe uma iniciativa inédita no país - um processo seletivo com quatro fases eliminatórias para professores da educação básica.
A primeira fase foi composta por uma prova objetiva de múltipla escolha, com 70 questões, e a segunda fase por uma redação e uma prova dissertativa com quatro questões, sendo três da disciplina específica e uma relativa às políticas públicas de educação.
Os classificados para a terceira fase realizaram uma avaliação didática com apresentação de uma aula na área específica de atuação. A quarta e última fase foi a de avaliação de títulos, também de caráter classificatório.
Os candidatos a Técnico Educacional realizaram, na primeira fase, uma prova objetiva de múltipla escolha de caráter eliminatório e na segunda, redação e prova dissertativa também com quatro questões, sendo três da disciplina específica a que concorre a uma vaga, e uma relativa às políticas públicas de educação.
As avaliações foram aplicadas nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra.
Ao todo, foram 5.748 vagas disponíveis, sendo 3.324 para o cargo de Professor da Educação Básica, 1.496 para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e 928 para Técnico Administrativo Educacional (TAE), além de cadastro de reserva de 50% do total de vagas.
Para acessar a lista de nomeação do dia 26 de março, clique a aqui.
Para acessar a lista de nomeação do dia 07 de maio, clique a aqui.
Para acessar a lista de nomeação do dia 02 de julho, clique a aqui.
Para acessar o edital do concurso, clique aqui.
Para acessar a retificação do edital do concurso, clique aqui.
Para acessar a portaria 082018, clique aqui.
Para acessar a instrução normativa 032018, clique aqui.