Um segundo caso de febre amarela em humanos está sendo investigado em Mato Grosso, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (7). O primeiro deles já foi descartado.
Mas, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), um exame feito em laboratório não confirmou a suspeita da doença que surgiu em janeiro deste ano e que o município que registrou o caso ainda não finalizou o preenchimento da ficha para descartar o registro do sistema nacional.
"A SES informa que já solicitou ao município a finalização dessa investigação, para excluir esse um caso. Enquanto isso, o caso continuará constando no Informe Epidemiológico do Ministério da Saúde, que somente poderá excluir a informação após o município descartar o registro", informou.
No país, de 1º de julho do ano passado a 6 de março deste ano, foram confirmados 846 casos de febre amarela no país, sendo que em 260 destes casos houve morte.
Mortes em macacos
Em fevereiro deste ano, foi confirmado a terceira morte de animal silvestre pela doença registrado em Mato Grosso, sendo todos em Cuiabá. O macaco foi encontrado morto na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá, em novembro do ano passado, recolhido e encaminhado para exames.