Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Investimentos aumentam e homicídios diminuem na fronteira Oeste de MT

Publicado em: 04/04/2018
whatsapp

Combater os crimes na fronteira Oeste de Mato Grosso é uma tarefa levada a sério pelo Governo do Estado. Os investimentos na região de Cáceres (250 km de Cuiabá) têm aumentado e os índices criminais diminuído. Em 2016 foram registrados na cidade 36 homicídios e, em 2017, foram 27, ou seja, redução de 25%.

Criação de delegacia, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), aumento de servidores e mais materiais de trabalho foram alguns dos investimentos proporcionados pelo atual governo, sob comando de Pedro Taques, na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Cáceres, que compreende também as cidades de Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Espiridião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos. Todos estes investimento contribuíram com a diminuição em 8% no número de homicídios, caindo de 49 para 45.   

A repressão qualificada aos crimes na fronteira ganhou reforço com a instalação da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), em Cáceres, no dia 31 de janeiro de 2017. A unidade, localizada no bairro Santa Cruz, foi inaugurada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Polícia Judiciária Civil (PJC).

A delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, é a titular da Defron. Ela ressalta que a delegacia fortalece as atividades repressivas das forças da segurança de toda a região. “Temos aqui uma demonstração de união das forças de segurança, da Justiça dos municípios da fronteira e também da Polícia Boliviana, em prol de um objetivo comum, que é o combate à criminalidade”, diz.

No dia da inauguração da Defron, o então comandante do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e atual secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel da PM Jonildo Assis, falou que o ato é muito mais que apenas uma instalação. “A unidade foi pensada e sonhada entre nós que estamos aqui na ponta labutando contra a criminalidade na região de fronteira. A Defron vai potencializar nossas ações. Estou muito feliz em ser parceiro desta realidade”, disse Assis na ocasião.  

Em novembro, durante o terceiro ano de gestão do governador Pedro Taques, foi inaugurada, na sede do 6º Comando Regional da Polícia Militar, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Cáceres. O local abriga os serviços de central telefônica dos números de emergência da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), despacho de ocorrências e videomonitoramento urbano realizado por 13 câmeras cedidas pela prefeitura.

Dos investimentos realizados no Grupo Especial de Segurança de Fronteira está a compra, em 2015, de 30 pistolas taurus 840 plus. No mesmo ano foram adquiridas mais de 500 mil munições, além de 180 novos fardamentos completos. Em 2017 houve mais 200 novas aquisições de fardamento, mas parcial.

Cerca de 40 policiais passaram a somar na equipe do Gefron em 2016. No mesmo ano e em 2017 foram realizados dois cursos de policiamento de fronteira, cada um com duração de 45 dias. 

O atual comandante do Gefron, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, fez questão de destacar que os investimentos do Governo na região de fronteira, especificamente no grupamento, representam o compromisso que o governador tem com a segurança pública. “O governador [Pedro Taques] disponibilizou mais recursos, incrementou o efetivo, armamentos e viaturas; adquiriu fardamentos para todos os integrantes da unidade [Gefron] e deu o respaldo que a equipe precisa para desenvolver com segurança suas atividades.

O comandante ainda salientou que estão sendo comprados novos armamentos e equipamentos, como fuzis e coletes. “Os investimentos consequentemente melhoram a qualidade do serviço ofertado para a sociedade na região, em todo o estado e no Brasil, já que combatemos os crimes típicos de fronteira [tráfico, roubo e furto de veículos e descaminho]. O resultado é positivo para toda a sociedade brasileira”.

Os investimentos da atual gestão estadual em Segurança Pública na região de fronteira também são elogiados pelo responsável do 6º Comando Regional de Cáceres, tenente-coronel Delwilson Sebastião Maia Cruz. “Os investimentos só têm aumentado. Isso nos proporciona um melhor trabalho, não só para a Polícia Militar, mas a todos os órgãos ligados a Segurança Pública”, avaliou.    

Integração das forças

A Risp de Cáceres apresentou redução de 75% nos casos de homicídios dolosos em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2017. “Enquanto outros estados tiveram aumento em relação aos índices de homicídios, roubo e outros, Mato Grosso tem reduzido. Os investimentos por parte do Governo [estadual] foram maciços. E os resultados são práticos e efetivos”, comparou o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp, Arnon Osny.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, elogiou o trabalho integrado entre as forças de segurança que atuam na região de fronteira. “É uma região de muito tráfico, então, é preciso que todas as forças conversem para que a gente [população] tenha segurança”.

Fonte: PJC-MT

Últimas Notícias

Ver mais eventos