Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Febre Aftosa: Indea irá fiscalizar propriedades na fronteira com a Bolívia

Publicado em: 07/05/2018
whatsapp

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começou nesta terça-feira (01.05), em Mato Grosso. Durante 35 dias, equipes do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), compostas por médicos veterinários e agentes fiscais, irão atuar na fiscalização da vacinação em propriedades rurais, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade, na área de 15 km de fronteira seca com a Bolívia.

Na região de fronteira com a Bolívia existem mil estabelecimentos rurais, dos quais serão fiscalizadas cerca de 250 propriedades. A seleção será com base na análise de risco gerada a partir do relatório de vigilância veterinária, atividade que vem sendo realizada na região desde setembro de 2017. De acordo com a presidente do Indea, Daniella Bueno, as ações se concentram na fronteira por ser considerada uma área de maior vulnerabilidade.

“Este é um trabalho estratégico, de inteligência com foco em áreas que podem oferecer risco à pecuária mato-grossense. É um trabalho direcionado para o grande passo que é a retirada da vacinação, aprimorando o trabalho de vigilância e protegendo o estado da reintrodução de doenças. Isso torna a fiscalização mais eficaz, com menor custo e atinge o mesmo objetivo”, destacou Daniella Bueno.

As propriedades serão selecionadas de acordo com o grau de risco identificado, em médio e alto. Estas propriedades receberão a visita das equipes do Indea para notificação e agendamento da vacinação, que poderá ser assistida ou fiscalizada.

Alguns critérios são usados para determinar o grau de risco como a movimentação de rede, que mostram quais são as propriedades com maiores movimentações dentro da faixa de fronteira; o fácil acesso à Bolívia; e a comercialização de animais com outras propriedades.

Para a realização da atividade o Indea conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do setor produtivo por meio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).

Comunicação

Após a vacinação do rebanho, o produtor rural precisa fazer a comunicação junto ao Indea do seu município, até o dia 11 de junho. A declaração deve conter a contagem dos animais por idade e sexo e deve ser apresentado junto da Nota Fiscal da compra das vacinas.

Para facilitar o atendimento dos produtores da região de fronteira com a Bolívia, o Indea ampliou os locais para o recebimento da comunicação, conforme tabela abaixo:

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Comunidade Palmarito, na Escola Municipal Duque de Caxias 30 e 31 de maio
Ponta do Aterro, no Posto Avançado do Indea localizado na subprefeitura 1º de maio a 10 de junho (somente em dias úteis)
Comunidade Vila Picada, na Escola Municipal D. Lila Hill de Souza 24 de 25 de maio
Assentamento Corixinha, na barreira sanitária do Indea 23 a 25 de maio.


 

 

Fonte: Tv Centro Oeste - Ricardo Augusto

Últimas Notícias

Ver mais eventos