Doze cães que foram encontrados em situação extrema de maus-tratos dentro de uma casa em Cuiabá foram resgatados pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (15) e devem passar por exames veterinários, antes de serem encaminhados para um abrigo da capital.
Após receberem o tratamento necessário, eles deverão ser disponibilizados para adoção.
De acordo com a Polícia Civil, que fez o resgate, os animais - em sua maioria de porte pequeno e médio - passavam fome e estavam presos dentro da casa desde o dia 7 deste mês, quando a inquilina do imóvel deixou o local, abandonando os cães.
No momento em que foram encontrados, os cães estavam muito debilitados, extremamente magros e doentes. O resgate foi possível após a proprietária da casa denunciar o abandono na Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
Segundo ela, a inquilina, uma idosa que alugava o imóvel desde o dia 25 de março, foi embora há uma semana. Ela já foi identificada, mas ainda não foi encontrada pela polícia.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no imóvel e constatou a situação de desnutrição dos animais. Um laudo será encaminhado ao Dema para ser juntado ao procedimento criminal de maus-tratos de animais.