Lotes de madeira apreendida em mais de 200 ações de crimes ambientais devem ser leiloados em Cuiabá, no dia 29 deste mês. Ao todo, o Ministério Público Estadual (MPE) vai leiloar 119 lotes, que correspondem a mais de três mil metros cúbicos de madeira.
Com o leilão, a previsão é arrecadar aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro é revertido para ações públicas.
O leilão presencial será realizado no Pátio Unificado de Madeiras da Coordenadoria de Bens e Produtos Retidos, no Distrito Industrial. O leilão será na modalidade presencial, a partir das 9 horas.
Os crimes que resultaram nas apreensões de madeira se referem ao transporte ilegal de produtos florestais e foram desvendados por ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Juizado Volante Ambiental (Juvam).
Os produtos estavam à disposição do Poder Judiciário. E, de acordo com o Ministério Público Estadual, são originários da região norte do estado e de Rondônia (RO).