A estudante de medicina Gabriela Rubira, 19, sempre se preocupou com animais abandonados. Por este motivo, anda com um pacote de ração dentro do carro, e ajudava como podia. Há alguns meses, uma amiga, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lhe contou da quantidade de gatos abandonados no campus de Cuiabá, e ela decidiu ajudar também. Para custear a ração e castrá-los – o que diminui o problema – Gabriela criou um projeto de venda de copos.
“Nós estamos vendendo esses copos por R$15,00 cada, o lucro vai todo para os gatos da UFMT. Faz um tempo que nós já estamos alimentando e cuidando dos gatos de lá, mas estávamos sem recursos e começou a ficar pesado pra gente. A ideia é usar esse dinheiro pra castrar o máximo de gatos que conseguirmos, alimentar e medicar os que precisam”, contou a estudante ao Olhar Conceito.
Quando iniciou o projeto, Gabriela fez um pedido inicial de cem unidades de copos, para vendê-los por R$15. Todos foram vendidos em dois dias. “Começou a ficar pesado porque eu usava meu dinheiro, e tem vários gatinhos lá que precisam de consulta e medicamento. Como sempre vejo na faculdade o pessoal usar esses copos duros com canudo, fui atrás de fazer”.
Os copos estão à venda com voluntários, e também é possível fazer pedidos via WhatsApp. Atualmente, Gabriela está com três filhotes em casa, que levou para fazer tratamento contra a rinotraqueíte, e conseguiu comprar os medicamentos. “A ideia é ir levando eles aos poucos para castrar, porque eles estão se reproduzindo e o problema só vai crescendo. E infelizmente tem pessoas que os envenenam e maltratam. Vários já morreram e muitos estão machucados ou deficientes”, lamenta.