Mais de 90% do público-alvo da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo devem se vacinar, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O número representa cerca de 188 mil crianças. No próximo sábado (18), deve ser realizado o Dia D da campanha.
Ao todo, 93% do público-alvo ainda não foi vacinado. A campanha começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 deste mês.
Mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.
Quem deve ser vacinado?
- Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
- Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
- Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas no país. A meta é chegar a pelo menos 95% delas.
Em Mato Grosso, de acordo com o governo, sete casos de sarampo são investigados, mas nenhum foi confirmado até o momento.
O Brasil tem 910 casos confirmados de sarampo até o dia 14 agosto. Roraima e Amazonas são os estados mais atingidos pelo surto.
Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.