Em uma semana, sete cargas de madeira irregulares foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-070, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Uma das apreensões foi feita na madrugada desta quarta-feira (22).
Ao todo, segundo a PRF, 160 metros cúbicos de madeira foram apreendidos na BR-070, na última semana. Praticamente uma carga, por dia.
Na apreensão desta quarta-feira, um caminhão carregado com 33 metros cúbicos de madeira que havia saído de Paranatinga, a 411 km da capital, foi parado pela equipe de fiscalização.
Questionado pelos policiais, o motorista não apresentou a documentação necessária para o transporte do produto e nem as guias de identificação emitidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
A PRF estima um prejuízo de R$ 100 mil, somente na apreensão feita nessa madrugada.
Ainda segundo a PRF, em 2017 foram apreendidas 259 cargas de madeira irregular em Mato Grosso.
A polícia informou ainda que os proprietários das cargas tentam usar estratégias para confundir a fiscalização. Uma delas é esconder a madeira irregular embaixo do produto autorizado. Ou ainda, transportar cargas em quantidade acima do permitido pela lei.