Quase no fim da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, Mato Grosso ainda precisa vacinar 47,7% do público-alvo, segundo dados do Ministério da Saúde. No estado, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.
A campanha começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 deste mês. No último sábado (18), foi realizado o dia D da campanha.
Quem deve ser vacinado?
- Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
- Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
- Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 21 de agosto, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, e 6.693 permanecem em investigação.
Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Entre os confirmados, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.
Em Mato Grosso, 7 casos estão sendo em investigadoso, 2 descartados e nenhum caso confirmado para sarampo.
Os casos investigados são provenientes de Guarantã do Norte (2 em investigação e 2 casos descartados), Campo Verde do Parecis (1 em investigação) e Jaciara (2 em investigação). Em Cuiabá nenhum caso ainda foi notificado.
Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.