Em Mato Grosso, mais de 5 mil eleitores devem atuar como mesários voluntários nas eleições deste ano, segundo dados Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). De acordo com o órgão, as eleições gerais de 2018 terão um número recorde de mesários voluntários.
Em 2016, nas eleições municipais foram 3.932 inscritos e, em 2014, foram 4.720.Ao todo, serão 5.401 eleitores procuraram o TRE para trabalhar como mesários.
Para ser mesário, conforme a Justiça Eleitoral, é necessário que o interessado tenha mais de 18 anos, não seja candidato ou faça parte da diretoria de partidos políticos, não desempenho cargo de confiança no Poder Executivo e nem seja autoridade ou policial.
Além de contribuir com a democracia, o cidadão que atua como mesário voluntário terá garantido dois dias de dispensa do serviço, público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições e de treinamento.
Para alunos de faculdades e universidades as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular, além de servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.
TV Centro Oeste - Jaconias Neto