Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Fotógrafo flagra onças-pintadas brigando por território no Pantanal mato-grossense

Publicado em: 30/08/2018
whatsapp

Um fotógrafo registrou a briga de duas onças por causa de território, no Pantanal, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. Ailton Lara fez o registro no domingo (26), quando passeava de barco, na região de Porto Jofre.

De acordo com Ailton, que, além de ser fotógrafo, atua como guia turístico na região, as duas onças são machos. O conflito entre os felinos foi por causa das onças fêmeas.

“Foi um conflito de duas onças brigando por território, não por causa de comida, e sim por causa das fêmeas para fazer a distribuição da genética. É interessante que eles tenham esse combate, pois a genética não pode ficar em um só local, tem que ter distribuição”, contou.

Segundo o fotógrafo, a onça que está do lado direito da imagem se chama Juru e a da esquerda Geoff.

“Cada onça possui uma marca única, como uma impressão digital. Os círculos que elas possuem na pelagem se chamam 'rosetas' e são compostas por alguns pontinhos e nós identificamos cada uma através dessas marcas”, explicou.

O fotógrafo conta que estava em uma pousada na região e, durante passeio de barco com alguns colegas, observou a onça Juru caminhando às margens do rio. Por várias vezes, entrou e saiu da água.

“Ouvimos algumas capivaras fazendo um barulho especial de alerta, de que havia outra onça se aproximando. A Juru ouviu esse som e começou a tomar mais cuidado e, de repente, vimos outra onça caminhando e se preparamos para o registro, pois sabíamos que haveria um conflito naquela região”, contou.

Apesar dos rugidos, os animais não se atacaram, segundo Ailton.

“Há um respeito entre essas onças. Elas não chegaram a lutar, pois preferiram guardar as energias. Se uma onça brigar, ela fica cansada e vulnerável e acaba sendo derrotada por um outro macho já descansado. Esses animais têm o conhecimento sobre isso e evitam brigas”, disse.

De acordo com Ailton, a onça Juru se afastou e começou a demarcar território com urina. Já a onça Geoff, continuou cuidando do local.

“Juru fez marcações com urina, como se tivesse criando uma linha imaginária naquele local. A outra continuou deitada, cuidando para que o outro macho não voltasse. No entanto, ele acabou voltando, e a outra ficou sentada na frente dele por um tempo e depois liberou o caminho”, contou.

Segundo o fotógrafo, é comum os felinos se atacarem quando há muitas onças e pouca comida. No caso do Pantanal, os felinos nem sempre brigam por esse motivo, pois, apesar de ter muitas onças, também há muita comida.

“O da direita é uma onça jovem, mas muito persistente. E do da esquerda, um macho mais velho e experiente, foi o que decidiu não brigar”, concluiu.

Fonte: G1 MT

Últimas Notícias

Ver mais eventos