Na noite dessa terça-feira dia 23/10, ocorreu a reunião do Conseg no auditório do Ministério Público. As pautas a serem discutidas como o atraso para o início das obras da sede do corpo de bombeiros e Politec, monitoramento por câmeras na cidade, aquisição de pátio para a destinação de veículos apreendidos, e também o processo eleitoral para a escolha da diretoria 19/20 sobre a eleição esta prevista para acontecer no mês de dezembro de 2018.
O Tenente Oliveira da policia militar esteve presente na reunião e afirma que levará essas reivindicações ao comando da PM, que ainda afirma:
"Nesta oportunidade foram debatidos dois temas fundamentais no que tangem a segurança publica que é referente á fiscalização de menores conduzindo veículos sem possuir habilitação e também sob influencia de álcool. Como sabemos nos últimos dias ocorreram vários acidentes de transito, inclusive com vitimas fatais e outros com ferimentos graves. Outra questão debatida foi a fiscalização do transito, nós teremos nos próximos dias intensificando a fiscalização no transito em relação à menores conduzindo veículos, veículos estacionados em locais irregulares, condutores de motocicletas sem capacete, dentre outras infrações de transito."
O sargento Mansano do corpo de Bombeiros também esteve presente e afirma que espera que a construção da nova sede do corpo de bombeiros possa se iniciar o quanto antes para que eles possam oferecer um serviço de mais qualidade a população de Pontes e Lacerda.
"É sempre importante a gente ver os órgãos de segurança pública reunidos com objetivos em comum. Há de se ressaltar hoje que o projeto das futuras instalações da oitava companhia do corpo de bombeiros esta caminhando bem, nota-se que sempre que reúnem o conselho de segurança com os órgãos de segurança publica é sempre importante para traçar medidas e mecanismos para coibir eventuais praticas de crime na sociedade. Todavia foi enfatizado a questão dos investimentos do Conselho de Segurança junto aos órgãos de segurança de Pontes e Lacerda.
O Ministério Publico tem sido grande parceiro do Conselho de Segurança , destinando recursos de diversos processos. O Dr. Frederico Ribeiro se fez presente e comentou as pautas discutidas na reunião.
"Alguns temas importantes como as obras da nova sede do corpo de bombeiros que tem avançado com a ajuda de engenheiros e temos esperado começar finalmente essas obras. Outro assunto muito debatido foi a questão do transito que é um assunto recorrente nas reuniões de segurança pública. Foi solicitado a policia militar que efetivassem mais ações policiais. A questão da sinalização também que é um assunto urgente a se resolver, e da conscientização da população. É uma série de fatores que o Conseg tem se preocupado muito e não tem medido esforços quanto a isso.
Tem ocorrido uma serie de fatos, inclusive de natureza criminosa, infelizmente ainda há pais que cedem e deixam seus filhos menores conduzirem veículos sem carteira de habilitação e pelo código de transito isso é crime, onde tanto o menor quanto os pais podem ser responsabilizados por um ato infracional. Outro crime que ocorre é a venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores. São situações que temos que de fato coibir de forma mais eficiente, houve o compromisso das forças policiais e a promotoria tem sempre agido em tais casos com rigor."
Ainda na reunião foi discutido sobre a aquisição de um pátio para o Detran onde serão os veículos apreendidos no município. De acordo com o chefe do Ciretran que o contrato foi firmado desse que será um espaço muito importante para abrigar veículos apreendidos em infrações de transito.