A Polícia Federal de Cáceres passou a investigar suposta facção criminosa após diversos ataques com sequestro e tortura de famílias Cacerense. A ORCRIM investigada costumava sequestrar famílias roubando pertences e veículos que eram levados para Bolívia para trocar por drogas. A família era mantida sob cárcere privado, com tortura, até a entrada do veículo na Bolívia.
Na data de 23/10/2018, a Polícia Federal de Cáceres, em razão de vigilância em veículo pertencente a um dos integrantes da OCRIM identificou que o mesmo seguiu em direção à estrada do facão com vários elementos em seu interior, retornando após alguns minutos com apenas seu condutor.
Após diversas diligências, os policiais federais e do GEFRON localizaram a família sequestrada e, como havia diversos reféns e os criminosos estavam com várias armas, os policiais optaram por não intervir de imediato para evitar um confronto expondo os reféns a alto risco.
Após a saída dos criminosos da sede da fazenda em um veículo Gol, roubado daquela propriedade, outra equipe da Policiais Federal abordou o referido veículo já na BR 070, sendo que este desobedeceu a todas as ordens de parada, fugindo em alta velocidade. Após 3 km de acompanhamento, o veículo parou repentinamente e os criminosos saíram atirando contra os policiais que revidaram à injusta agressão.
Dois criminosos foram feridos e socorridos imediatamente após o confronto, sendo que um veio à óbito atingido por disparo de arma de fogo. Outros dois criminosos fugiram do local entrando na mata.
Tanto o criminoso preso, como o que foi morto estavam envolvidos em vários crimes como sequestro de famílias e roubo de veículos, inclusive o ocorrido na noite do dia 29/08/2018, em Cáceres, quando uma família foi feita refém e foi roubado 2 (duas) camionetas Fiat Touro e um corola.
Na noite de ontem, durante o confronto, os policiais perceberam que havia, no interior do veículo Gol, um refém junto aos criminosos, o qual, devido ao cuidado na atuação dos policiais, teve sua integridade física totalmente preservada.
Naquele momento, a pedido da Polícia Federal, a camioneta hilux roubada da fazenda já havia sido localizada pela PRF, já em deslocamento para Bolívia. O condutor da camioneta não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade abandonando o veículo e fugindo para o mato.
No final, os policiais libertaram todos os integrantes da família sequestrada, sendo que o caseiro foi encaminhado ao hospital com ferimento na cabeça ocasionado pelos criminosos. Os familiares relataram que os criminosos agiram com muita violência durante as 03h que foram mantidos como refém da Organização criminosa.
Foram apreendidas 05 (cinco) armas de fogo, sendo que os criminosos fugiram com outras armas.
O flagrante está sendo lavrado na Polícia Federal de Cáceres que seguirá com as investigações envolvendo os crimes de sequestro e cárcere privado combinado com roubo de veículos.