Dia do Escrivão
A data 5 de novembro foi instituída como o Dia do Escrivão de Polícia, por ser também o dia que nasceu Ruy Barbosa, um dos mais renomados escritor, poeta, professor, jurista e senador da República do Brasil.
O Escrivão de Polícia é o responsável pela guarda, preparo e encaminhamento do Inquérito Policial a Justiça. É peça fundamental e imprescindível ao bom trabalho de atividade de polícia judiciária. Também é um dos responsáveis pela formalização da investigação criminal, atuando de forma direta na produção e materialização de provas nos autos do inquérito policial.
"Parabenizo todos os colegas escrivães de polícia que seguem firme a nossa gloriosa instituição, conforme o nosso hino 'com firmeza, garra e dedicação', se posicionando como um dos pilares na árdua batalha de proteção à sociedade", parabenizou o escrivão de polícia, Claudionor Teixeira dos Santos.
Para o delegado geral da PJC, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, os 694 escrivães ativos hoje na Polícia Civil nem perto refletem a necessidade da instituição, perante o tamanho do papel que esses profissionais desempenham todos os dias nos cartórios das delegacias de polícia. "O escrivão é o principal responsável pela formalização da investigação criminal. Com zelo e comprometimento atua na busca de provas para materializar o inquérito policial enviado à Justiça”, parabenizou o delegado geral, Fernando Vasco, todos os escrivães da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso pelo seu dia, 5 de novembro.