Na tarde da última terça-feira (20.11) teve início na Base Operacional do Gefron em Porto Esperidião, aulas de Jiu-jitsu com jovens do projeto social Guarda Mirim da PM de Porto Esperidião.
O projeto atualmente atende 26 jovens, e é realizado em parceria com a Polícia Militar de Porto Esperidião e a Prefeitura Municipal tem como coordenador o 2° ten. PM-MT Luiz Felipe Pedroso da Silva.
Todos os 26 jovens com idades de 12 e 13 anos participam desse projeto as aulas de Jiu-jitsu ocorrerão duas vezes na semana (todas as terças e quintas-feiras), com duração de uma hora, serão ministradas por policiais militares do Gefron.
A parceria entre a Cia da PM de Porto Esperidião e Gefron tem por objetivo de utilizar essa arte esportiva como ferramenta de inserção social e crescimento pessoal dos jovens em risco na nossa comunidade, o projeto possibilita um ambiente esportivo de aprendizado saudável e positivo na vida destas, visando ajudar na formação do caráter e no desenvolvimento físico e moral.
O coordenador do Gefron - Ten. Cel. José Nildo ressaltou a importância de projetos sociais com crianças e jovens através da prática esportiva, pois ganha disciplina, aprende conceitos de companheirismo, respeito ao próximo e reinserção social, bem como, ganho de auto controle sobre situações de estresse, adoção de valores e princípios relacionados à outros indivíduos, maior interação com a família, abandono às práticas ilícitas (Uso de drogas e delinquência) e incentivo ao enriquecimento cultural e aos estudos.