Uma cadela do Canil Integrado de Fronteiras (CanilFrion) foi uma das responsáveis por trazer de volta ao lar José Euclides Ortiz de Assunção, que passou mais de 36 horas desaparecido, próximo a região de rio. O caso aconteceu no município de Porto Esperidião (Km de Cuiabá), no final da manhã de domingo (27).
Uma equipe do CanilFron, lotada na cidade de Cáceres (240 Km de Cuiabá), foi solicitada para atender a ocorrência no município vizinho, ainda na noite de sábado (26). O Corpo de Bombeiros e ribeirinhos da região ajudaram na busca pela vítima.
Conforme informações dos militares, Euclides foi visto em uma festa na cidade antes de desaparecer. À cadela “Meg” foram entregues os pertences pessoais da vítima, a fim de que ela pudesse identificar o odor da vítima e farejar a localização do desaparecido.
Depois de algumas horas de rastreio, o faro do animal levou a equipe até um rio, onde a suspeita era de que Euclides tivesse adentrado. Empenhados na busca, os militares encontraram uma calça jeans e um tênis, que foram reconhecidos pela família.
Todavia, apesar do empenho das equipes, o anoitecer inviabilizou as buscas, que foram retomadas na manhã de domingo (27). Passadas algumas horas de procura, por volta das 12h30, Euclides foi localizado a 25 Km da área inicial de busca.
Muito debilitado e desidratado, a vítima foi entregue aos cuidados médicos, para que fossem realizados os primeiros socorros.
De volta ao seio da família, o homem não conseguiu conter a felicidade e a gratidão para com todos os que ajudaram nas buscas.
“Quero agradecer a todos vocês que se empenharam, eu não tenho palavras para isso. Só Deus para fortalecer vocês e seu trabalho, a sabedoria que vocês têm e a paciência. Agradeço muito a Deus e a todos aqueles que trabalharam”, se emocionou a mãe de Euclides.
Fonte: Administrador