Uma menina de 10 anos, da cidade de Primavera do Leste (235 km da Capital), morreu no domingo (05), por volta das 04h00, após dar entrada no Hospital Regional de Rondonópolis, com um quadro agravado de dengue hemorrágica.
Segundo informações da assessoria da Upa (Unidade de Pronto Atendimento) de Primavera do Leste, a criança que deu entrada na unidade de saúde foi diagnosticada e medicada pelo médico de plantão com febre alta, dores nas articulações e dores fortes de cabeça. Sintomas clássicos que indicam quadro de dengue.
Foi solicitado um teste rápido para confirmação da doença, que deu positivo.
Na manhã de sábado (04), a pediatra da Upa solicitou vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Rondonópolis (215 km da Capital), devido à piora do quadro de saúde da criança, que só foi disponibilizada por volta das 18h00 do mesmo dia.
A menina foi transferida, mas não conseguiu se recuperar e morreu na madrugada de domingo.
Segundo informações da Secretaria de Saúde Estadual (SES), só no início do ano de 2019, entre 1º de janeiro e 5 de fevereiro, Mato Grosso já registrava 700 casos de dengue. O município mais afetado foi Sinop (481 km da Capital), com 99 casos, seguido por Cuiabá, com 29 casos registrados.
Apesar do número alto de registros da doença, houve uma grande diminuição, se comparado com o mesmo período do ano passado, que foram de 1,678 casos, uma queda de quase 60%.
Por meio de nota, a SES confirmou que foi "notificada pelo município de Rondonópolis sobre a suspeita do caso de dengue hemorrágica em Primavera do Leste e que acompanha a investigação do caso"