Sua localização:
Mudar localização
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Em pontes e Lacerda, especialista fala sobre os efeitos “Bolsonaro” no agronegócio

Publicado em: 17/05/2019
whatsapp

A jornalista especializada em economia e agronegócio Kellen Severo foi a responsável pela palestra de abertura da Oeste Rural Show, feira de negócios agropecuários realizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. O evento começou nesta quinta-feira (16) e se estende até sábado (18), no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda (cidade localizada a 500 km de Cuiabá).

Kellen falou sobre o “Agronegócio na era Bolsonaro: Desafios e Oportunidades” e trouxe aos mais de 600 produtores rurais – que participaram do evento de abertura da feira – a mensagem de otimismo em relação à expansão e abertura de novas fronteiras agropecuárias, com base na recuperação da economia brasileira e mundial.

“O momento para a expansão do agronegócio é agora. O agro está em um período muito oportuno. A economia mundial ainda está crescendo, embora a gente tenha desafios como a guerra comercial [troca de taxas entre EUA e China] e a peste suína africana. E no Brasil estamos iniciando um ciclo que pode ser de recuperação da economia brasileira”, disse.

Esses fatores têm impactado positivamente os preços de grãos e carnes no Brasil. Isto, aliado a fatores combinados no cenário mundial e nacional, abre oportunidades ao crescimento econômico.

Conforme explicou Kellen, no Brasil, a recuperação da economia está acontecendo de forma moderada, mas, será possível a partir de medidas e realizações das reformas necessárias por parte do governo Jair Bolsonaro. Dentre elas, nomeou a reforma da previdência como o carro-chefe que poderá puxar a guinada da econômica no Brasil.

 “Um dos impactos diretos da reforma da previdência é na taxa de câmbio. Se uma reforma da previdência acontecer efetivamente [há uma análise corrente no mercado], isso geraria uma queda na taxa de câmbio. A reforma impacta diretamente no ritmo de crescimento do país, pois se o país cresce mais o consumo interno fica mais aquecido. E o mercado de agronegócio que tem o consumo interno como um dos motores acaba sendo impactado”.

PONTES E LACERDA – Os reflexos deste otimismo da recuperação da economia, embora em ritmo moderado, avaliou Kellen já podem ser observados em iniciativas como a 1ª edição da Oeste Rural Show cujo slogan é a “A Nova Fronteira do Agronegócio”.

“Agora é hora de investir. E o empresariado e produtores rurais estão chamando para investir e acreditar nesta região [Oeste de Mato Grosso]. Vejo que a região tem um potencial enorme para se tornar uma pujante fronteira agrícola, com muito espaço para se desenvolver, principalmente pela qualidade do solo, e pelo espaço para fazer a integração lavoura-pecuária”.

OESTE SHOW RURAL  -- A primeira edição da Oeste Rural Show vai até sábado,  feira de negócios agropecuários, realizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, acontece de 16 a 18 de maio  no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda. Voltada para a troca de conhecimentos e experiências, além da realização de negócios, o evento contará com mais de 10 palestras e 30 estandes de expositores, além de um leilão, no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda.

Fonte: Charles Torres

Últimas Notícias

Ver mais eventos