Duas alunas do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste conquistaram medalhas na XIV Olimpíada Mato-grossense de Química. Samila Pereira Silva do Carmo, que cursa o 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração, obteve o ouro e Débora Adriele Gontijo Barros, do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Informática (matutino), a prata. A premiação ocorreu nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. O Campus ainda obteve outras 37 menções honrosas.
Samila destacou a emoção em receber o prêmio. “Posso dizer que foi uma importante conquista para mim. Futuramente pode me ajudar a realizar meu grande sonho, então, eu só tenho a agradecer todos que me ajudaram a estudar para chegar aqui, obrigada!”, declarou a estudante. “O IFMT me ajudou com novos conhecimentos que eu adquiri durante esse ano na instituição. Assim eu pude concluir essa Olimpíada com sucesso”, acrescentou.
Débora descreveu a experiência. “A sensação de ter participado dessa Olimpíada foi incrível. Por meio dela reaprendi o que antes eu não recordava, e que agora está claro em minha mente. Saber que amigos e colegas meus se destacaram é motivo de muita alegria. No entanto, o mérito não está somente em medalhas ou menções honrosas, mas sim na experiência e o saber conquistados”, afirmou. “Desde que entrei no IFMT, assim como os demais discentes, fui contemplada com a oportunidade de participar de não só essa, mas também de outras Olimpíadas. O IF proporciona a participação dos estudantes, e isso é porque ele visa à formação de alunos. Foi ele que despertou essa predisposição em mim para participar de Olimpíadas”, destacou.
Diretor-geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva ressaltou a importância do evento para a formação dos estudantes. “A conquista das alunas, bem como as 37 menções honrosas, são frutos do empenho e dedicação dos próprios alunos, o mérito é deles e estão de parabéns, bem como todos os participantes. Eventos como esse incentivam cada vez mais o gosto pelo conhecimento e contribuem para formação dos estudantes de forma significativa”, concluiu.
Weverton Correa / Assessoria de Comunicação IFMT