Após alguns casos de acidente de trânsito envolvendo bicicletas elétricas em Pontes e Lacerda, a Polícia Militar garante que passará a exigir dos condutores, Carteira de Habilitação e o uso obrigatório de capacete. Quem afirma isso é o Comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, Tenente Coronel, Sandro Barbosa.
O último caso de acidente envolvendo este tipo de veículo ocorreu na tarde de quinta-feira (09), na Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Favorito Supermercado. O condutor da bicicleta se chocou contra um automóvel e fraturou uma das pernas.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, o número de bicicletas elétricas no trânsito tem crescido de forma considerável. Segundo ele, trata-se de um veículo potente, e que alguns modelos chegam a marcar 40 km/h.
“Temos como referência a fiscalização de trânsito de Cuiabá, e na Capital já existe uma fiscalização efetiva sobre os condutores de Bicicletas Elétricas. O código de trânsito nos autoriza a fazer esse policiamento e nós vamos começar a cobrar, principalmente a condução correta deste tipo de veículo e também a utilização do capacete, tanto para o condutor quanto para o passageiro (se for o caso)”, disse o comandante.
A exigência da Carteira de Habilitação se dá também pelo expressivo número de crianças e adolescentes que são vistas diariamente conduzindo bicicletas elétricas nas ruas e avenidas da cidade.
Conforme explica o Comandante, para conduzir as bicicletas automotoras será necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria A. “Num primeiro momento, a gente irá orientar esses condutores e depois de alguns meses começaremos a autuar”,
Folha Regional