Um balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta que, até dezembro de 2019, quase 600 mil eleitores tiveram o título cancelado no estado, por não fazer a revisão biométrica. Em Cuiabá são 145.509 cancelamentos e em Várzea Grande, na região metropolitana, 65.380.
Em 2019 a revisão foi realizada em 27 municípios. Destes, apenas um ainda não foi finalizado: em Alto Boa Vista a Revisão irá até o dia 31 de janeiro.
A inscrição cancelada pertence ao eleitor que não atendeu a convocação da Justiça Eleitoral para fazer a revisão de dados com cadastro biométrico ou não votou em três eleições consecutivas, as quais não tiveram a ausência devidamente justificada.
O eleitor é obrigado a comparecer na revisão com cadastro biométrico. Quem não atendeu a convocação teve o título cancelado e tem até o dia 05 de maio deste ano para regularizar. Caso não faça a biometria, o eleitor não poderá votar.
Até dezembro, dos 2,1 milhões de eleitores aptos em Mato Grosso, haviam 503.718 eleitores com os títulos cancelados e 25.564 suspensos.
G1 MT