Conforme o sindicato, a eleição suplementar, que vai ser realizada em abril deste ano, e a eleição municipal, marcada para outubro, deveriam ser realizadas no mesmo dia.
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT) enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) solicitando mudança na data de eleição suplementar para o Senado.
Conforme o sindicato, a eleição suplementar, que vai ser realizada em abril deste ano, e a eleição municipal, marcada para outubro, deveriam ser realizadas no mesmo dia e, assim, gerar economia aos cofres públicos.
O TRE informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há possibilidade de unificar as eleições porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o pleito suplementar para escolher um novo senador por Mato Grosso fosse realizado em 90 dias.
Ainda segundo o TRE, os custos das eleições não são de responsabilidade do estado e sim do TSE.
Para o Sintap, a unificação das eleições seria uma forma de economizar recursos públicos já que a insuficiência financeira em que o estado se encontra, alegada constantemente pelo governo, causa o não pagamento do RGA para os servidores públicos do Poder Executivo.
O Sintap representa servidores do Indea e Intermat.
A presidente do Sintap, Rosimeire Ritter, diz que além da economia, a medida facilitaria a participação dos eleitores, que terão que ir às urnas em duas ocasiões diferentes neste ano.
G1 MT