Uma gata, que mora em Cuiabá, é o primeiro animal do Brasil a testar positivo para o novo coronavírus. O felino tem poucos meses de idade e teria contraído a doença de seus proprietários. No entanto, ela não apresenta os principais sintomas da Covid-19.
O teste feito na gata foi o exame molecular de PCR, padrão ouro para a detecção do coronavírus. A veterinária e professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Valéria Dutra, foi a responsável pela testagem do animal. A possível infecção de outro gato e de um cachorro está em estudo.
A cientista adverte que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais. A gata foi infectada pelo Sars-CoV-2 porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.
O caso acende o alerta para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais. Investiga-se a hipótese de estes poderem, então, contaminar gente e outros bichos. Isso não só aumentaria os meios de transmissão quanto os reservatórios do vírus, apesar de, por ora, sejam somente hipóteses, sem comprovação.
Em laboratório, na China, mostrou-se ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. Mas não se sabe se podem transmitir para seres humanos e sequer se o contágio entre felinos é fácil. A suposição é de que não seja.