Mais de uma tonelada de carne bovina e suína de um açougue, localizado no bairro CPA III, em Cuiabá, foram destruídas, na manhã desta quarta-feira (11). Os produtos foram destruídos em uma ação conjunta da Polícia Civil, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Vigilância Sanitária de Cuiabá.
A batida foi realizada pela Delegacia Especializada do Consumidor (Decon) e equipes dos demais órgãos, após denúncia da venda clandestina de carne pelo açougue.
Conforme apurou o Reporter MT , os produtos estavam armazenados em prateleiras enferrujadas, mal embalados, além de estarem coberto de moscas e sem registro dos órgãos reguladores.
Durante a vistoria, os agentes constataram, além de problemas sanitários, a falta de registro para a produção de linguiça, carne seca e carne moída.
A Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá determinou o descarte dos mais de mil quilos de proteína animal, considerada imprópria para o consumo humano. O açougue também foi notificado para corrigir os problemas sanitários no prazo de até cinco dias.
A Decon conduziu o casal de proprietários do açougue para sua unidade, onde eles prestaram esclarecimentos e foram liberados em seguida.
Um inquérito policial será instaurado para investigar o caso e acompanhar a adequação do açougue as normas de higiene sanitária.
Outro Lado
Ao Reporter MT , o proprietário do estabelecimento informou que não foram destruídos mil quilos de carne, e que a informação da assessoria da Polícia Judiciária Civil (PJC), segundo ele, estaria incorreta. Ele afirma que o local é extremamente limpo e que seu açougue segue aberto.
De acordo como dono, o que foi encontrado sem procedência são linguiças caseiras. Esse material foi recolhido e destruído. Ele ainda explica que foi apenas notificado.