Moradora de Cuiabá, I.F.S., preocupada com o suposto desaparecimento de seu filho K.W.F.M., de 16 anos, procurou o Núcleo de Desaparecidos da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e descobriu que o menor foi apreendido com 12 quilos de maconha em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (13).
Segundo informações do boletim de ocorrência, o filho “desapareceu” no dia de Finados. A mãe voltou para casa por volta das 20h30 e percebeu que o adolescente não estava mais em casa. Ela estranhou, mas optou por não comunicar a polícia porque lembrou que o filho havia tido que talvez iria até Rondonópolis para ajudar em uma mudança, o que levaria cerca de dois dias.
O filho entrou em contato com a mãe no dia seguinte e mandou uma mensagem dizendo: “oi, mãe. Estou bem. Estou trabalhando aqui em Rondonópolis. Liguei no seu celular, mas ninguém atendeu. Amanhã eu te ligo. Beijos, te amo”. Desde então, o adolescente não ligou mais para ela.
A mulher só conseguiu contato novamente com o filho no dia 7 de novembro, por meio de mensagens. K.W. informou que estava com o filho de um policial e que ligaria depois para ela, mas novamente não ligou.
Na última segunda-feira (9), ela recebeu a informação de que o filho teria sido preso em Ponta Porã, mas o dono de uma distribuidora disse que o rapaz estava com um colega. Ela chegou a ligar para as delegacias do município de Mato Grosso do Sul, porém as unidades alegaram não ter qualquer ocorrência com o nome do adolescente.
Segundo a mãe, o filho é usuário de entorpecentes e ela acredita que o mesmo estava envolvido com “coisas erradas”. Diante dos fatos, ela procurou as autoridades responsáveis.
Como o adolescente manteve sempre contato com mãe, o Núcleo de Desaparecidos não pôde categorizar o caso como desaparecimento, mas durante as investigações foi confirmada a apreensão do jovem. K.W. foi apreendido em um terminal rodoviário, em Ponta Porã, por carregar 12 kg de maconha, na última sexta-feira.
O adolescente estava embarcando para o município de Campo Grande quando foi abordado pelos policiais. Ao pedir para revistarem suas coisas, foi encontrado 13 tabletes de substância análoga a maconha, pesando no total 12,1 kg. Tanto adolescente, quanto entorpecente foram apreendidos pelos policiais.
O caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC).