A Polícia Civil de Mato Grasso, por meio da Delegacia de Polícia de Vila Bela da Santíssima Trindade, agindo em conjunto com a Polícia Militar, por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar, desencadeou na madrugada do dia 22 de novembro de 2020 a OPERAÇÃO HYPNOS, que teve enfoque na repressão a contravenção penal de Perturbação do Sossego Alheio (Art. 42 da Lei de Contravenções Penais) e no crime de poluição sonora (Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais).
A operação foi articulada entre o Comando do 18º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Pontes e Lacerda e representado pelo Tenente Coronel PM Sandro, e o Delegado de Polícia Civil de Vila Bela, Dr. João Paulo Berté.
A ação contou a participação de cerca de 20 policiais, entre civis e militares, além do emprego do Decibelímetro, equipamento utilizado para aferir ruído e barulho.
Inúmeras denúncias e reclamações de munícipes de Vila Bela foram a base de apoio para a necessidade da operação.
Junto com essa demanda da população surgiu a notícia de que haveria uma festa em determinado estabelecimento comercial da cidade, com programação de eventos musicais para todo o final de semana.
Com esses elementos conhecidos as Forças de Segurança Pública uniram esforços e trabalharam juntas, comparecendo no local onde aconteciam as infrações e tomando as medidas legais cabíveis.
Os resultados da operação foram:
02 (dois) Indivíduos encaminhados para a Delegacia de Polícia;
01 (um) Auto de Prisão em Flagrante Delito lavrado;
01 (um) Termo Circunstanciado de Ocorrência confeccionado;
02 (duas) apreensões de equipamentos de som.
Deve-se dar continuidade em ações similares as desenvolvidas na Operação Hypnos, no intuito de coibir a prática de perturbação do sossego e poluição sonora, com aplicação das medidas pertinentes em cada caso, visando a responsabilização e conscientização dos infratores e atendendo os reclames da sociedade.
(A operação foi denominada HYPNOS como referência ao deus do sono na mitologia grega).
TVCO - PONTES E LACERDA