Pousou por volta das 16h30 do último domingo (24), no aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 18 pacientes infectados pela Covid-19 oriundos de Manaus (AM).
Todas as 18 pessoas estavam sendo transferidas para Uberaba (MG), devido ao colapso do sistema de saúde em Manaus (AM). A aeronave desceu em solo mato-grossense para fazer reabastecimento e seguir viagem.
Os pacientes estavam em estado moderado e receberam oxigênio durante toda a viagem. Assim que pousou, enquanto a aeronave estava sendo reabastecida, uma ambulância de suporte avançado disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá entrou na pista e se posicionou ao lado da aeronave.
Na ambulância estavam um médico, um enfermeiro e a superintendente do Ministério da Saúde em Cuiabá, Maria de Fátima Dutra Leão.
Os 18 pacientes vieram acompanhados por 2 médicos e 4 enfermeiros. Segundo informações obtidas pela superintendente, todos os pacientes estavam estáveis e não houve nenhuma intercorrência.
O avião da FAB decolou às 16h57 rumo a Minas Gerais. A transferência dos pacientes é necessária devido ao colapso no sistema de saúde do estado de Amazonas, que já não tem mais leitos de UTI para atender os doentes da Covid-19.