Os novos leitos serão instalados na Santa Casa e em unidades de 3 municípios. O Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde traz que em Mato Grosso ainda há disponível 120 leitos de UTIs
A circulação de uma nova variante da covid-19 no país, já registrada em Manaus-AM, coloca o Estado em alerta e 70 novos leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) vão reforçar nas próximas semanas os atendimentos dos pacientes em Mato Grosso.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, dentre esse, o Hospital Estadual Santa Casa vai receber 40 UTIs e os demais serão igualmente para os municípios de Rondonópolis (10), Sinop (10) e Primavera do Leste (10).
O Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) traz que em Mato Grosso ainda há disponível 120 leitos de UTIs e, conforme Gilberto, em dez dias terá mais esses 70.
A taxa de ocupação dos leitos de UTIs "estacionou" entre 69% e 70% nas últimas atualizações, o que ele observa que "não é confortável" ainda mais agora que o Estado é demandado pelo SUS para o atendimento de pacientes de fora e com a nova variante do vírus no país.
"Essa nova mutação tem a capacidade muito maior de transmissão que a original e isso pode aumentar o número de pacientes que vão demandar por um leito hospitalar", alertou.