São necessárias 1.682.728 doses para vacinar 841.364 pessoas que fazem parte dos grupos que compõem as primeiras etapas de vacinação.
Até agora Mato Grosso recebeu do Ministério da Saúde 161.160 mil doses da Coronavac e da Astrazeneca. A quantidade representa menos de 10% do total de doses necessárias para a vacinação das 841.364 pessoas que fazem parte dos grupos que compõem as primeiras etapas de vacinação, no estado, como consta no Plano Estadual de Imunização.
Para a vacinação de todos desses grupos, são necessárias 1.682.728 doses.
A quantidade de doses que o estado tem hoje é suficiente para imunizar 80% dos servidores da saúde. Ainda faltam 18 mil funcionários do grupo para ser vacinados.
De acordo com o plano nacional de imunização, as três primeiras fases incluem os seguintes grupos:
Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades.
O plano estadual de imunização prevê ainda uma quarta fase que inclui os trabalhadores de educação, servidores do sistema prisional, policiais e bombeiros, integrantes das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, e presos.
Por enquanto, os laboratórios que produzem as vacinas só estão vendendo diretamente para o Ministério da Saúde.
O governo do estado já manifestou oficialmente interesse em comprar as vacinas, mas ainda não conseguiu.
Em dezembro de 2020, por exemplo, o estado formalizou a intenção de adquirir 500 mil doses da vacina Coronovac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa Sinovac.
Na semana passada, o governador Mauro Mendes pediu auxílio do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para adquirir 1 milhão de doses de vacinas produzidas por indústrias chinesas.