O Programa Nacional de Vigilância das Fronteiras e Divisas (Vigia) no Mato Grosso vai receber 20 viaturas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os veículos irão equipar as unidades policiais vinculadas ao Programa Vigia, com a finalidade de potencializar a prevenção e a repressão da criminalidade.
As viaturas adquiridas pelo MJSP são do tipo caminhonete, com tração 4x4, com a possibilidade de atuarem em terreno misto – urbano e fora-de-estrada - e personalizada com compartimento humanizado para transporte de detidos.
Os veículos serão entregues até o início do segundo semestre deste ano e irão melhorar as condições de segurança. O Programa Vigia atua prioritariamente nos crimes letais intencionais, tráfico de drogas, armas e descaminho, bem como em outras modalidades criminosas transnacionais na faixa de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional.
Em Mato Grosso
O programa Vigia está em Mato Grosso desde julho de 2019. Em um ano e meio de atuação já foram mais de 12,5 toneladas de drogas apreendidas, 80 armas, 291 veículos recuperados e 514 prisões, causando um prejuízo de mais de R$ 260 milhões aos criminosos.
O Estado vai receber, nas próximas semanas, 02 viaturas do MJSP adquiridas em 2020 e, para este ano, além das 20 novas viaturas, também já estão contratadas as aquisições de kits de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) tático, óculos de visão noturna, capacetes e coletes de proteção balística.