Consumo do gás natural é de 60% para a demanda de veículos e 40% para a indústria.
O fornecimento de gás natural para postos de combustíveis e indústrias em Cuiabá deve ser restabelecido até o final desta segunda-feira (8). A distribuição foi afetada após a explosão do gasoduto no dia 30 de janeiro na BR-070 no município de Nossa Senhora do Livramento, a 45 km de Cuiabá.
A explosão atingiu uma casa e duas mulheres acabaram feridas por detritos de pedras arremessados no rompimento.
A Gás Ocidente Mato Grosso informou a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) que o conserto do duto rompido foi finalizado no domingo (7) e liberado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Segundo a MT Gás, a empresa GNC do Brasil já está fazendo o transporte do gás natural veicular (GNV) até os consumidores nos postos e do GNC nas indústrias e o abastecimento deve estar restabelecido até o final do dia.
Atualmente, dois postos atendem veículos com GNV em Cuiabá e um está em processo de adaptação para oferecer o combustível. São cerca de 3,5 mil veículos convertidos na capital. De acordo com a companhia, o consumo do gás natural é de 60% para a demanda de veículos e 40% para a indústria.
A explosão
Imóveis e veículos que estavam próximos ao local foram danificados. A perícia tem prazo de 90 dias para concluir o laudo.
Nas avaliações preliminares, os peritos identificaram que a explosão foi tão forte que abriu um buraco com cerca 150 metros quadrados e 5 metros de profundidade.
Parte da tubulação foi lançada a mais de 120 metros de distância. Outros materiais como pedras do solo e o próprio gás foram mais longe, a 200 metros do local da explosão.
A explosão provocou falta do gás natural nos postos de combustíveis.