O Conselho diretor do Hospital Vale do Guaporé deve pedir demissão, juntamente com alguns médicos.
A crise não é apenas financeira. Segundo conseguimos apurar, apesar do diretor José Paulo Adriano não querer falar sobre o assunto, o desgaste na relação com o Executivo Municipal se tornou insuportável.
Outro motivo que está sendo ponderado é o sonho do prefeito Alcino Barcelos em assumir a administração do Hospital.
Ele é também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – que reúne prefeitos dos municípios da região – e tem declarado que vai contratar um gerente para o Hospital, e que vai remunerá-lo muito bem.
Numa ação claramente política, Barcelos primeiro anuncia que pretende assumir a Santa Casa. Até o momento, entretanto, não fez qualquer movimento oficial nessa direção.
A saída dos diretores pode, por conseguinte, facilitar o processo de transferência do Hospital para o controle do Poder Público Municipal.
O interesse em tomar as rédeas da Santa Casa pode resultar em injeção de novos recursos e melhorar o atendimento à população. A Constituição Federal é clara ao definir que a saúde é um “dever do Estado” e direito do cidadão.
Conselho Curador em assembleia
Os diretores solicitaram a convocação de uma assembleia geral extraordinária do Conselho Curador para essa quinta-feira (11/02) para prestação de contas e “disponibilização dos cargos”.
Além deles, uma médica já solicitou demissão e, segundo informações, o diretor clínico e “alma” do hospital – dr. Osmar Pavarine – deve se afastar nos próximos dias.
TVCO - PONTES E LACERDA