Empresários e comerciantes do município de Pontes e Lacerda (a 440 km ao oeste de Cuiabá) fizeram uma carreata na manhã desta quarta-feira (31), como forma de protesto contra o fechamento do comércio não essencial imposto pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O movimento foi liderado pela Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda (Acepl) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) registrou a participação de centenas de veículos.
A concentração aconteceu nas imediações do Posto Verdão, próximo ao Anel Viário e percorreu diversas ruas da cidade.
“Não é fechando o comércio que iremos resolver o problema da pandemia. Essa conta do coronavírus não é do comércio. Queremos mostrar que não estamos inertes a essa decisão do Tribunal de Justiça. Vamos cumprir, mas não concordamos”, destaca o Presidente da Associação Comercial, Eridson Vieira.
O prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) é contra a quarentena obrigatória e determinou que o departamento jurídico do município estude mecanismos para recorrer da decisão, porém emitiu o decreto nº 068/2021 que “Ratifica na íntegra o Decreto Estadual nº 874, de 25 de março de 2021”.
O novo decreto assinado na manhã dessa terça-feira (31) entra em vigor nesta quinta-feira, dia 1º de abril de 2021 e proíbe o funcionamento de alguns segmentos.
Pontes e Lacerda é uma das 50 cidades de Mato Grosso, classificadas como de risco ‘Muito Alto’ para Covid-19.
Cáceres, Mirassol D’Oeste e Vila Bela da Santíssima Trindade são as outras cidades da região oeste que também aparecem na classificação de risco “Muito Alto” para a doença.