Também participando da Audiência Pública de Trânsito – Mobilidade Urbana, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (16/09) esteve a 8ª Cia do Corpo de Bombeiros Militar, que realizou um estudo dos pontos mais críticos de acidentes de trânsito em Pontes e Lacerda. Os dados são do primeiro semestre de 2021.
Cerca de mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar foram registradas pelo Corpo de Bombeiros de Janeiro a Julho deste ano. Destas, trezentos e trinta e uma são de atendimento às vítimas do trânsito e seis são de acidentes com vítimas em óbito.
Através de um mapa de geoprocessamento foram apontados os pontos críticos. Um destaque da apresentação da 8 ª CIBM é a BR 174-B, que atravessa a área urbana. Na rodovia, diversas ocorrências são registradas pela falta de atenção e alta velocidade.
A Rua Terezinha Coura Garbim que também é um ponto do alto índice de ocorrências, foi destacada pela diminuição de acidentes tendo em vista a instalação de redutores de velocidade.
O estudo foi focado na área urbana mas no primeiro semestre deste ano dez acidentes de trânsito com vítima foram registrados na MT-473, a Estrada do Matão.
Além disso, por conta do fluxo de veículos entre Pontes e Lacerda e a Unemat, diversas ocorrências são registradas naquele trecho da BR-174.
O levantamento também apontou o número de fatos que envolvem vítimas vulneráveis, pedestres, ciclistas e motociclistas, que chega ser 66% dos casos.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Rivaldo, pontuou que a principal causa das ocorrências de trânsito são relacionadas a imprudência e tem aumentado durante a pandemia por conta do aumento do serviço de delivery.
TVCO - PONTES E LACERDA