O efetivo do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Mirassol d´Oeste (a 295 km de Cuiabá) recebeu capacitação para uso de armas modernas e eficazes, para o enfrentamento da criminalidade na região. O curso de capacitação foi realizado no Stand do Clube de tiro e Caça Esportiva Pantaneiro e no auditório da 23ª Companhia Independente de Força Tática, em Cáceres.
Conforme o Tenente Coronel Dulcézio Barros Oliveira, os policiais foram divididos em turmas que primeiramente receberam instruções de apresentação do armamento, vantagens e formas de emprego no combate e, posteriormente, o conhecimento aprofundado do funcionamento das armas, cada uma delas sendo apresentadas por equipes de instrutores diferentes e específicos, que são Policiais Militares do 17º BPM e do Grupo de Operações Especiais (G.O.E) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), que atua em missões de alto risco.
Foram apresentadas, aos participantes do Curso de Capacitação, armas a exemplo do Fuzil Taurus Modelo T-4 da plataforma ar, Espingarda Gauge Calibre 12 Modelo Benelli M-3 e as Pistolas Glock 9mm, uma lenda e a mais utilizada em todo o mundo, pela robustez, durabilidade e confiabilidade, em vários climas e ambientes. Os policiais aprenderam o funcionamento e praticaram uso, montagens e desmontagens das armas.
Foram habilitados cerca de 120 policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar de Mirassol d´Oeste, que é subordinado ao 6º Comando Regional, com sede em Cáceres, que já estão aptos a operarem com estes novos tipos de armamentos, assim que chegarem nas unidades.
Com a capacitação, o efetivo dos 11 municípios que integram o 17º BPM terá melhor condicionamento para o enfrentamento ao crime e será utilizado pelas equipes que realizam os serviços diários, Patrulhamento Rural, GAP e nas operações em determinadas regiões e cidades.
Buscando inovações e conhecimento para melhor servir ao cidadão, o atual Comandante do 17º BPM também vem conseguindo vagas em cursos de capacitações de seu efetivo junto a outras unidades especializadas, como Grupo Especial de Fronteira (Gefron), em cursos de operadores de fronteira e outros conhecimentos importantes, uma vez que os 11 municípios pertencem a região de fronteira.