As fortes chuvas registradas nas últimas semanas aumentaram consideravelmente o volume de água na barragem de Confresa, que chegou ao nível de alerta. O município decretou estado de emergência e acionou a Defesa Civil de Mato Grosso para fazer o levantamento dos danos no local.
Em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros, as equipes atuaram de forma preventiva no local, desde sexta-feira (7), para evitar o rompimento da barragem.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, O tenente coronel Luís Cláudio a situação era grave e havia risco real de rompimento da barragem.
“Ela [a barragem] atingiu nível de alerta máximo, com risco real de galgamento, ou seja, de transposição dessa água pelo talude e isso poderia ocasionar danos”. As águas poderiam atingir aldeia indígenas na região.
O grupo, segundo o militar, optou por agir de maneira preventiva, realizando a abertura de um talude (canal), para reduzir o nível da água evitando assim que ela transbordasse. “Isso poderia causar até um rompimento dessa barragem devido à pressão”, explicou.
Apesar da abertura do canal ter surtido efeito, reduzindo drasticamente o nível de água na barragem, as equipes continuam monitorando a área por causa das chuvas previstas para os próximos dias na região.
Fonte: Midia News.