Para o retorno, está prevista a contratação de nove mil professores que participaram do processo seletivo da Educação, realizado em dezembro.
O secretário de Educação do estado, Alan Porto, confirmou que a volta às aulas presenciais nas escolas estaduais será no dia 7 de fevereiro. Para o retorno, há a previsão de contratar nove mil professores.
Alan afirmou que as escolas estão preparadas e são um ambiente seguro para alunos e servidores da Educação.
“Temos nossos profissionais efetivos que correspondem a 60% da rede. Em dezmebro, realizamos um processo seletivo para professores temporários, onde 42 mil profissionais participaram. A necessidade hoje é de 9 mil professores que vamos precisar atribuir na rede”, explicou.
De acordo com o secretário, a Seduc está seguindo as orientações dos especialistas em prevenção à Covid-19 e acompanha a situação da pandemia.
Alan Porto disse ainda que o número de estudantes nas escolas da rede estadual vem aumentando a cada ano.
Em 2020, a rede tinha 367 mil alunos. Em 2021, eram 393 mil. Já neste ano deve chegar a mais de 400 mil estudantes.
Rede municipal
Em Cuiabá, as aulas presenciais na rede municipal também estão previstas para voltar no dia 7 de fevereiro.
A secretaria municipal informou que aguarda orientações da Seduc e das autoridades de saúde em relação a obrigatoriedade do comprovante de vacinação.
Suspensão das aulas
Com o início da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas em todo o estado. Os alunos estudaram de forma remota até que começasse a vacinação e os casos de coronavírus diminuíssem.
As aulas voltaram de forma híbrida no dia 3 de agosto do ano passado.
Conforme o calendário escolar da Seduc, as aulas em todas as escolas da rede estadual vão retornar de forma 100% presencial.
G1 MT