O município de Vila Trindade Bela da Santíssima, localizado a 521 km de Cuiabá, vivencia uma situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingiram várias comunidades, deixando mais de 7 mil pessoas isoladas. O prefeito André Bringsken editou o Decreto Municipal Nº 14 de 02 de fevereiro, declarando a emergência.
A chuva desbarrancou estradas e destruiu várias cabeceiras de ponte, que já foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros. Quatro comunidades estão isoladas, sendo elas: Ritinha, Jatobá, Antonieta e Ricardo Franco.
No último domingo, turistas que estavam em uma cachoeira conhecida como ‘Cascata dos Namorados’ ficaram ilhados depois que uma “cabeça d´ água” tomou conta das trilhas no Parque Serra Ricardo Franco. “Graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros, conseguimos resgatar os nove turistas que estavam nas proximidades da cachoeira, uma situação de muito risco, ainda mais à noite. Todos foram retirados do local e estão bem”, garantiu o prefeito.
O Decreto Municipal indica a precariedade e a interrupção parcial de estradas que cortam o município, gerando a dificuldade de acesso às comunidades rurais como: Liberdade, Formosa, Santa Clara do Monte Cristo, Arrozal, Pé de Galinha Cambará, Nova Fortuna, Morumbi, Guaporé e Santa Helena, deixando muitos moradores desabrigados. “Há muitos dias o município vem sendo acometido por uma precipitação de chuva acima da média, fato que vem gerando muita preocupação”, assinalou o chefe do Executivo.
O prefeito André Bringsken e sua equipe técnica se reuniram com os representantes da Defesa Civil do Estado, Casa Civil e Secretaria de Infraestrutura-Sinfra para encaminhamento de documentos e buscar soluções para a população que vive momentos de tensão, pois as chuvas continuam fortes e intensas, provocando consequências diárias.
Outra providência a ser tomada pelo gestor municipal é a solicitação de uma emenda parlamentar para a construção de pontes nas comunidades atingidas pelas águas em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Folha Regional