Pontes e Lacerda / MT
Sua localização:
Mudar localização
11:56
08/04/2025
Compartilhe o VipCidade
nas redes sociais
Busca no site:
faça sua busca
Login:
acesse

Pesquisa aponta que 46% ainda não traçaram metas para o futuro

Publicado em: 05/03/2025
whatsapp

Dados obtidos por meio do Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva e o especialista em longevidade Alexandre Kalache, apresentam uma realidade que merece atenção: dos mais de 5 mil respondentes, 46% afirmam não ter metas financeiras definidas de forma clara. Desse total, 28% têm metas apenas parcialmente definidas, 12%, pouco claras e 6% sequer estabelecem metas financeiras para o futuro.

Esse cenário vai ao encontro de um dos achados de uma pesquisa feita pelo DataFolha a pedido do Grupo Segurador em 2023, segundo a qual 6 em cada 10 brasileiros não possuíam nenhuma reserva financeira para o futuro. Entre aqueles de menor renda, essa realidade era ainda mais preocupante: 78% afirmaram não dispor de nenhum tipo de poupança para o futuro. O levantamento identificou, também, que a população acredita que o investimento em previdência privada demandaria um aporte médio de R$ 450, mas hoje já existem planos a partir de R$ 50 mensais.

“Esses dados evidenciam a urgência de intensificar a conscientização sobre a importância de um planejamento financeiro para garantir a segurança e bem-estar nas etapas de vida mais avançadas, quando ocorre um natural declínio da renda. Quanto mais cedo as pessoas começarem a se planejar, mais tranquila será a jornada para esse futuro, principalmente em um cenário de aumento da expectativa de vida”, explica Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência.

Especialistas afirmam que, no ciclo financeiro da vida, a época de definir objetivos e começar a poupar e investir é dos 20 aos 30 anos, reforçando a importância do planejamento financeiro. Mas a realidade ainda está distante: 56% dos respondentes do ILP nessa faixa etária afirmam ter gastos maiores do que a própria renda.

Assim como a previdência privada, o seguro de vida também representa um poderoso aliado desse planejamento. Com investimento acessível e planos personalizáveis, o produto é um facilitador do processo sucessório, pois não entra em inventário, e pode ser utilizado em vida, como uma ferramenta de suporte financeiro para fazer frente a imprevistos, como casos de doenças graves.

“É importante as pessoas entenderem que o envelhecimento é um processo natural e que, com o devido cuidado e planejamento, podemos desfrutar dessa fase da vida com mais conforto e segurança”, conclui Scripilliti.

Fonte: MT ECONOMIAS

Últimas Notícias

Ver mais eventos