O Exército Brasileiro iniciou, nesta segunda-feira,(24/03) a Operação Ágata Jauru I, com o objetivo de intensificar o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais no estado de Mato Grosso. A ação visa reforçar a segurança e coibir ilícitos como tráfico de drogas, contrabando, garimpo ilegal e outros delitos que afetam a região de fronteira.
A operação conta com a participação e o apoio de diversos órgãos de segurança pública e fiscalização, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (DEFRON), Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar, além da Marinha do Brasil.
As forças envolvidas atuarão de forma integrada para intensificar a presença do Estado na região, promovendo ações coordenadas e estratégicas para o enfrentamento das atividades criminosas. No total, a operação conta com o emprego de 328 agentes e militares, distribuídos em diversas frentes de atuação para garantir a eficácia das ações.