Mato Grosso terá um reajuste tarifário anual da energia elétrica aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (1º). A partir de 8 de abril, a tarifa para clientes de baixa tensão, que representa 99,5% das classes de consumo no estado, terá uma correção média de apenas 0,34%. Para os consumidores do Grupo B residencial, o reajuste será ainda menor, de 0,23%, acumulando uma redução no preço da energia nos últimos dois anos.
Já para os consumidores do Grupo A, que são os de média e alta tensão, a tarifa sofrerá um aumento de 5,42% em 2025. No entanto, as tarifas de energia no estado ainda se mostram mais baixas do que os índices econômicos nacionais, com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) atingindo 9,29% e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrando 5,48% nos últimos 12 meses.
Atualmente, Mato Grosso possui quase 1,7 milhão de consumidores de energia elétrica. Apesar do pequeno aumento nas tarifas para algumas classes, o estado se destaca pelo maior investimento per capita do país em 2025 na distribuição de energia. A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia, investirá R$ 1,6 bilhão em Mato Grosso, com foco no fortalecimento e na expansão das redes elétricas, especialmente nas zonas rurais.